Tabira fica em penúltimo lugar no índice de alfabetização em 2024

A cidade de Tabira registrou um dos piores desempenhos no índice de alfabetização de 2024 entre os municípios do Pajeú. Segundo dados oficiais, Tabira ficou na 16ª colocação entre as 17 cidades da região, superando apenas o município de Flores, que ficou em último lugar.

De acordo com os números, apenas 69,10% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental atingiram o nível adequado de alfabetização no último ano. O resultado está abaixo da meta estabelecida para 2024, que era de 74,03%, e também representa uma queda em relação ao desempenho de 2023, quando o município alcançou 72,9%.

A secretária de Educação de Tabira, Aracélis Batista, falou à produção do programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM, e lamentou profundamente os resultados. Segundo ela, o cenário atual é reflexo de uma “herança negativa” deixada pela gestão anterior, da ex-prefeita Nicinha Melo.

“A situação é preocupante e agora precisamos correr contra o tempo. A meta para 2025 é ainda mais desafiadora, de 75,1%”, destacou Aracélis, reforçando o compromisso da atual gestão em reverter os índices com ações concretas de melhoria na rede municipal de ensino.