A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quinta-feira (11/12) a Operação Cátedra, que resultou no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco.
As diligências ocorreram simultaneamente nos municípios de Abreu e Lima, Barreiros, Bezerros, Escada, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.
De acordo com a PF, as investigações identificaram vícios graves em processos licitatórios voltados à aquisição de gêneros alimentícios por uma entidade federal de ensino. Há indícios de contrafação de documentos, combinação entre concorrentes, além de repasses financeiros que teriam sido feitos utilizando conta de um suposto “laranja”, beneficiando servidores da autarquia.
A corporação apura a prática dos crimes de frustração ao caráter competitivo da licitação, fraude em processo licitatório, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
O nome da operação — Cátedra — tem origem no latim cathedra (“cadeira” ou “assento do professor”) e faz referência direta ao ambiente de ensino onde, segundo a investigação, os crimes foram praticados.