“Lula não despreza voto”, diz Humberto Costa sobre palanque duplo em Pernambuco

Em entrevista ao PodJá – o podcast do Jamildo, o senador Humberto Costa (PT) comentou sobre a indefinição do palanque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Pernambuco para as eleições de 2026. Ao ser questionado se o cenário poderia repetir o modelo de 2006 — quando Lula teve dois palanques no estado —, o parlamentar lembrou que essa definição será resultado de diálogo político entre os partidos aliados e o próprio presidente.

“Eu não tive oportunidade ainda de conversar com o presidente sobre esse tema”, afirmou Humberto. “Eu diria que raposas políticas como Lula, Brizola, Arraes, Jarbas — essas pessoas não desprezam nenhum voto que seja. Se for um voto, eles vão atrás.”

O senador ponderou que a divisão de palanque pode gerar efeitos diferentes em uma campanha. “Às vezes, essa questão de dividir o palanque pode ser algo que venha somar, pode ser algo que subtraia”, afirmou. ”

Apesar disso, Humberto nega que essa seja uma das preocupações do Palácio do Planalto “Mais à frente ele deve avaliar”, confirma. “João aceita, Raquel aceita?”, questiona.

Humberto avalia que a decisão sobre a posição do PT em Pernambuco será tomada com base em um diagnóstico político do partido, que está em fase inicial. “Nesse momento, nós estamos fazendo um diagnóstico sobre a posição do partido nos diversos estados e o próprio desenho eleitoral”, afirmou.